sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Iquiéquieutôfazendoaqui ?!?

Em uma palavra: bloguei!
Em mais palavras: desde o ano 2000, quando estabelecemos a missão de Novas Tecnologias na IBM Brasil, um dos pilares de sustentação desta nova missão era voltado para a educação interna. Educação em Novas Tecnologias, claro! E nesse caso, a abrangência da palavra "tecnologia" era muito maior do que a Tecnologia de Informática. A coisa tinha que ir muito além da "computaria" :-).
A forma mais prática que encontramos para encarar essa pedreira foi criar um canal de Novas Tecnologias na Intranet da IBM. E, por isso, apenas para o público interno. Deu certo! O canal divulgou a edição semanal de um artigo sobre Novas Tecnologias durante 382 semanas, sem nenhuma interrupção! Ilustrando: faz 7 anos e pelotinhas que a gente está nessa de publicar um artigo semanal na Intranet.
Durante todo esse tempo, aprendemos muito! Por exemplo: aprendemos que para uma galera mais jovem, desmistificar as coisas "peludas" da tecnologia era essencial e muito útil. Aprendemos também que era conveniente adotar uma linguagem adequada e próxima a este público jovem. Uma linguagem com forte oralidade, quase adolescente, como esta que está sendo usada aqui. Também aprendemos que a constância cativa. E é daí que se consegue um conjunto fiel de leitores. E aprendemos que, quando o leitor é fiel, ele volta na semana seguinte para ler a nova edição. Quando se sente à vontade com a sua própria fidelidade ao encontro semanal, transforma o canal de comunicação em uma via de mão dupla: opina, oferece e solicita.
Em algumas matérias o artigo vazou. Foi pra muito além da Intranet. Por isto, acabei encontrando alguns artigos postados em outros espaços. Uns autorizados, através de uma consulta prévia, outros nem tanto. Também ouvi gente dizer "...minha mãe adora ler os teus artigos de tecnologia porque ela diz que entende tudo!" :-)
Enfim, tava na hora de mudar. E a mudança está aqui.
Lá vai o "plano estratégico" [já viu blog com "plano estratégico"?!?]:
- Vou manter o estilo. Primeiro, porque deu certo dentro e pode dar certo fora. E segundo porque este estilo é meu e eu não tenho outro.
- Com aquela sensação de "... abre as asas sobre nós", vou aproveitar a liberdade deste novo espaço para ir além do que ia antes. Pra onde? Ainda não tenho a menor idéia. Mas vou. E vou tentar manter alguma conexão com a tecnologia. Afinal, ela é a minha praia.
- Sempre que possível, escrevo. E, se você quiser, comente. Não quero seu compromisso em comentar porque não posso te dar o meu de responder ao seu comentário.
- O grafismo com [colchetes] abundantes, exclamações & interrogações e alguns @ continua. Sem exagero, cl@ro!!!
- Vou tentar evitar [ mas já sei que não vou conseguir :-) ] o uso muitas de palavras em Inglês.
- Vou tentar evitar [ e sei que vou conseguir :-) ] outro exagero: o uso de recursos tecnológicos que aparecem a cada dia na Internet, tipo mashups, tags, muitos links e por aí vai.
Escrevendo este um que a gente nunca esquece, porque é o primeiro, estou notando que a minha contribuição aqui é apenas a metade [ ou menos ] do produto final. Escrevendo eu construo uma metade e você, lendo, constrói a outra metade. É bem isso que disse o Vik Muniz em outro contexto. Falando em Vik, a mostra dele que rola no MAM do Rio de Janeiro é imperdível. E alguém pode até pensar nessa hora "... aqui caberia um monte de links relacionados com Vik Muniz". Só que, como disse lá no "plano estratégico", eu não vou colocar nenhum porque seu eu colocasse links, te levaria apenas para eles, limitando a sua experiência de aquisição de conhecimento. Agora... se você procurar por si mesmo, estará usando a informação daqui para te orientar na busca de um mundo que pode ir muito mais longe do que os links que eu te desse. Notou a diferença?!?
Sabeduma? Acho melhor pluralizar o verbo lá da primeira frase! Sinto que, de fato, na primeira do plural fica bem melhor. Portanto, melhor dizer: blogamos! Eu e... todos vocês. Tô feliz!

15 comentários:

  1. Bem-vindo a blogosfera Fabio Jedi Gandour! Viva a computaria e a blogosuruba da web

    ResponderExcluir
  2. Já tem mais uma leitora assídua.
    Vc blogou, e eu adorei!

    Fe Borges

    ResponderExcluir
  3. Alô Gandour,

    Bem vindo à "caixinha de surpresas" dos blogs. Tenho certeza que as suas serão todas positivas.

    Forte abraço

    (e gostei do título!)

    M. Sávio
    http://betarrabios.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Fabio. Você já estava no mundo dos blogs há muito tempo, só não tinha o blog ainda...

    ResponderExcluir
  5. Agora prepara-se para virar um blogólatra feito eu... depois que começa é impossível parar...

    ==> www.aquintaonda.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Finalmente saiu o Blog! Mais de ano esse projeto tá rolando e nada. Vai ser show. Agora, Fábio, seria bacana além da tecnologia, você blogar sobre suas experiencias, viagens, opiniões, etc... claro que a tecnologia será sempre o foco principal, mas já que estamos aqui...tem qeu aproveitar! Parabéns a todos!

    ResponderExcluir
  7. Grande Fabio, prazer em tê-lo na blogsfera... vamos tomar um outro café qualquer dia desses no mundo real?

    ResponderExcluir
  8. Você como sempre surpreendente...
    Obrigada pela oportunidade de poder me deliciar com sua criatividade, para mim ela não tem limites.

    ResponderExcluir
  9. F@bio, parabéns por mais uma criação, vou "f@biar" aqui e de repente encontro e te conto, como e onde a tecnologia "entra" no meu dia a dia (de combate ao câncer de mama) - afinal saúde e tecnologia caminham juntas, não é?! aprendi com vc!
    Vimvê..iquiéquevoceveiofazêaqui.e...bloguei.
    sucesso. F@

    ResponderExcluir
  10. Vim conferir o blog, Fabio. Gostei [não imaginava que fosse diferente] e já está nos meus favoritos. "A coisa tinha que ir muito além da "computaria": olha Fábio, seu conhecimento de causa, pensamento crítico e bom humor fazem muita falta nessa blogosfera nacional. Quer dizer, faziam! Forte abraço,

    Claudio Soares
    http://www.pontolit.com.br/blog

    ResponderExcluir
  11. Oi Fabio. Gostei dessa história de não ter links relacionados com o Vik Muniz, mas gostaria de saber suas impressóes sobre a exposição. Do que gostou mais, o que sentiu... Em relação ao blog, gostei muito e parece que tem tudo a ver com vc. Tem uma linguagem simples e clara. Parabéns e sucesso.
    Paola Di Cola

    ResponderExcluir
  12. mt bom o fato de estarmos em um ambiente "open" agora hein!! não vou precisar continuar vendo os links "depois do fechamento" (tipo agora) já q posso chegar em casa e ver no meu proprio pc, yey! \o/ e imprimir a matéria era no green, think green! hehehehe. abraços!!!

    ResponderExcluir
  13. Mensagem ao Amigo Fabio Gandour.

    Fabio.
    Boa tarde.

    Na revista Final de Semana do Valor Economico, de 13.8.2010, voce citou algumas palavras muito fortes, que sonhos podem virar realidade, as proprias respostas estao na mesma materia onde o pesquisador da IBM, e um grande Cabeça Pensante Planetario Jean Paul Jacob, que um dia conheci aqui em Curitiba, cita que a Tecnologia agora pode ajudar na soluçao dos grande problemas da humanidade como, energia, saude, meio ambient, vou mais longe , temos um projeto para educarmos de uma so vez os 6,8 bilhoes de seres humanos para a Paz, Saude, Tecmnologia e Sustentabilidade, mas isso passa quem sab por pessoas como voce e o Jean Paul, que tem o conhecimento da TI, nos temos a Propriedade Intelectual, o que acha de aceitarem o desafio, é para ontem, mas como o ontem nao volta mais, poderemos mudar a historia, nos envie um email, ou veja as propostas no blog. www.josepedronaisser.blogspot.com ou no Youtube Jose Pedro Naisser, 1/3,2/3, 3/3.

    Aguardo contato.

    Jose Pedro naisser.
    Ecologista.
    Curitiba.pr.
    Twitter @globalecologist

    ResponderExcluir