terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

O que eu aprendi em 10 dias

Há 10 dias coloquei o primeiro post neste blog. Um tempinho. Ou um tempão, dependendo da medida usada. Divido com vocês as lições aprendidas e que não devem ser definitivas, já que a primeira delas é que a blogosfera é bem dinâmica. E bota dinâmica nisto! Enfim, lá vai...

- Tinha uma certa preocupação em atender aos comentários que aparecessem. Aprendi que posso, sim, respondê-los no atacado. Portanto, obrigadão a todos que passaram por aqui e deixaram seus rastros. Todos eles foram de estímulo entusiasmado!

- Aprendi que existe, sim, uma “blogosofia”. E estava crente que era eu o criador desta palavra, aliterada de Filosofia. Que engano! Blogosofia já aparece em qualquer busca na Internet. Em Português ou como “blogosophy”, em Inglês.

- Aprendi que existem acadêmicos estudando “comunicação mediada por computadores”, como aparece no espaço criado e mantido do por Alex Primo.

- Mas o mais importante foi aprender uma das respostas à pergunta no título do post anterior “... e o que é que eu estou fazendo aqui?”. Aprendi que posso estar aqui apenas para perenizar coisas que têm sido pensadas e que ainda não foram comunicadas. E, ao serem comunicadas, abrem-se para críticas, sugestões e colaborações.

É isso! Ou... pode não ser exatamente isso. E, se não for, vou continuar aprendendo. Por enquanto, acho que vou por aí. Escrever o que já foi pensado, às vezes até discutido, mas ainda não foi comunicado. Um exemplo: a Teoria do Repolho, que explica [ ou tenta explicar ] o que pode acontecer quando você substitui pessoas de uma empresa por... um repolho. Pura Ciência & Tecnologia, acredite! Com alguma diversão, claro!

Também é claro que ainda estou selecionando caminhos. E, nos que forem escolhidos, a gente caminha juntos. Agora vou lá aprender mais...